sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Contas para seguir no Instagram: menwithstreetstyle


Se um gajo quer sobreviver nos dias de hoje, tem de vestir uma farda a preceito e cuidar-se mais ou menos como deve ser, porque isto não está para brincadeiras. Longe vai o tempo do vale tudo, agora é tudo muito mais exigente. A moda de homem, coisa recente na história da humanidade, não deve ter mais do que uma vintena de anos, impôs-se de forma inapelável. Não há volta a dar. Estamos a ficar escravos do trapinho e do sapatinho. Ou nem tanto. Convém é estar por dentro sem dar muita bandeira e muito ar de preocupado. Afinal, a moda masculina é assim, cool e descontraída. Para já, pelo menos. O instagram dá um jeitinho quando se trata de procurar estilinhos menos mal. O Men With Street Style, do Instagram, dá uma ajuda para criar o estilo perfeito para ruas urbanas. Convém dar uma olhada, mas nada de levar muito a sério. Isso não é de gajo que é gajo. 

Adeus,cor-de-laranja

Laranja 2014
O laranja - aquele laranja mesmo laranja - foi moda de homem em 2014. Foi. Deixou de o ser. A calça cor-de-laranja, o casaco cor-de-laranja, a camisa cor-de-laranja, o look cor-de-laranja, os óculos cor-de-laranja, tudo aquilo que deu energia ao inverno do ano passado tornou-se passado. Sim, e é verdade, não suportamos mais cor-de-laranja. O Inverno de 2015 veste terra, cinzas e pretos. Safa-se aquele laranja mais discreto, mais próximo do chão, e do calor de Outono e das folhas caídas, e que é muito mais fácil de usar. (Relembrar mais um aspecto da moda deste ano: vestir fácil, vestir descomplicado, simplificar as cores).
Laranja 2015

quinta-feira, 29 de outubro de 2015

O grunge voltou

É problema meu ou existe um missing link entre o grunge dos anos 90 e o lumberjack? Para mim, mero observador destas coisas da moda, e nem sempre na moda - graças a Deus e aos anjos todos -, um grunge é basicamente um lenhador sem um machado às costas. Ah!, o grunge também não usa a barba do lenhador. O resto está lá todo: camisa de flanela, jeans gastos ou rasgados, botas de trabalho. Vamos por partes.
Estilo Grunge
1. Usa camisa de flanela
2. Veste botas de trabalho
3. Procura roupa prática e confortável
4. Compra roupa em segunda mão
5. Deixa crescer a barba e o cabelo e não te preocupes com isso

Estilo Lumberjack
1. Usa camisa de flanela
2. Veste botas de trabalho
3. Procura roupa prática e confortável
4. Compra roupa em segunda mão
5. Deixa crescer a barba e o cabelo e preocupa-te com isso

A conclusão da história é simples: a diferença está no tratamento capilar. Um lumberjack é um grunge penteado; um grunge é um lumberjack despenteado. São gémeos. A um deles faltou tempo para o creme da barba e para se pentear. Eis só isso. Ah!, o grunge não transporta um machado nas costas. No seu lugar leva uma guitarra acústica onde ensaia, de forma dolorosa, Come as you are, dos imortais Nirvana.

Cachecóis para não comprar neste Inverno


Se o compraste, esconde-o no fundo do guarda-roupa e faz de conta que não é teu. Outra solução será deixá-lo esquecido num banco qualquer de jardim. Outra ainda enfiá-lo dentro de um caixote para roupa reciclada. Definitivamente, livra-te dele. Os cachecóis extragrandes são o embaraço deste Inverno, a maior das vergonhas. Vesti-los é uma afirmação clara de mau gosto. É quente, não tenho dúvida, mas faz parecer que andaste a vestir a roupa do teu pai ou do teu avô. E isso não é moda masculina, é uma espécie de museu etnográfico. Como alternativa, tenta a caxemira. São cachecóis finos e irão manter-te quente.

domingo, 18 de outubro de 2015

Cuecas para homens


Geralmente, a moda para homens é para meninos. Daqueles cheios de abdominais e olhar matador, sem uma gordurinha e com um ar limpinho. A marca de roupa masculina Dressmann, da Noruega, lançou a campanha #JustTheWayYouAre ("tal como és") com homens verdadeiros e quitados. Homens, pronto. Do mais velhote ao gorducho ao magrela ao ao peludo e ao típico musculado. A marca pretende contrariar a ideia de que há corpos melhores do que outros. de acordo com uma pesquisa que fez com 2.068 participantes, um terço dos homens tem uma imagem negativa do seu corpo. Ao que parece a campanha está a correr bem e conseguiram aumentar as vendas.

As sapatilhas feias estão na moda. Adeus Stan Smith, o vosso reinado acabou.



Há intermináveis anos que as sapatilhas, ou ténis, como quiserem, Stan Smith, da Adidas, são rainhas dos pés mais pipis e totós e frufrus. Homens e mulheres. Eles de snikky jeans a completar o deprimente quadro, e elas de cabelo apanhado na nuca e malinha sport na mão esquerda. Os pés imaculados, brancos, parecem saídos da secção de enfermagem do hospital mais próximo. São simpáticas e não comprometem. Também são ótimas para calçar nas termas de Monfortinho ou nas termas da Cúria, enquanto se bebe um copinho de água para a pedra nos rins. São lindinhas, simpáticas, fofas. Ou seja, um enfado, um tédio de calçado. Dito isto, deixem-me falar das sapatilhas feias. São berrantes e dão nas vistas. Mais do que outra peça de roupa, as sapatilhas lambem o futuro e ambicionam o exagero. Ninguém foge ao ADN, e as sapatilhas também não. Portanto, deixemo-lo exprimir-se livremente. Sapatilhas que são sapatilhas são as feias. As bem comportadinhas não têm lugar na moda de homem. Adeus.Voltem daqui a uma década, talvez a narrativa tenha mudado e os ventos soprem mais favoráveis. Eis portanto um guia rápido para comprar sapatilhas, ou ténis, vá, na moda: feias, exageradas ou minimalistas; enfim, sapatilhas inesperadas e que dão nas vistas. O bonitinho está fora de moda nos pés, a não ser que passem uma temporada nas termas. Aí, sim, venham as Stan Smith. Credo. Dito isto, vai umas Nike Air Max 95? Vide em cima.







sábado, 17 de outubro de 2015

O Legacy do Cristiano Ronaldo

O nosso Cristiano Ronaldo vai lançar um perfume. Chama-se Legacy e estará à venda na Perfumes & Companhia e lojas CR7 em Outubro. Quando lhe deitar o nariz logo digo o que me parece. Ou o que me cheira, para ser mais exato. A verdade é que o melhor do mundo não pára, e a moda de homem está para ele como Roma está para os romanos. Desculpem a fraca comparação. CR7 é moda, e agora junta-se o vidrinho com cheiro. Pelo meio, o nosso CR7 vai dizendo que era uma ambição antiga. Esperem! Não foi a mana dele que lançou há pouco tempo um perfume? Como se chama ela, Kátia? Vou ao Google. Errado: foi a Elma. "Elma by CR7" é o nome do perfume. A marca milagrosa da moda está lá: CR7, claro. Dizia a Elma que lançar um perfume era um sonho de menina. Bom para ela. E bom para o Cristiano Ronaldo. Ainda há pouco lançou sapatos em Guimarães, agora ataca os perfumes. Segundo a descrição do site, no Legacy dominam as notas de lavanda, maçã e canela. Diz que o perfumezinho é exótico e luxuoso. Está tudo em www.cristianoronaldofragrances.com.